Lusitanos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Não ao roubo de contas!

Ir para baixo

Não ao roubo de contas! Empty Não ao roubo de contas!

Mensagem por Gazol Sex Out 09, 2015 6:26 pm

Prevenção ::.


• Certifiquem-se de que utilizam uma password segura. O que é uma password segura? Bom, talvez seja melhor começarmos por definir o que não é uma password segura... Aquelas do gênero 123456789, ogameleet ou ogame12345 não são. Escrevam-a num papel, se preferirem, mas não coloquem uma password que até o seu primo de 5 anos sabe soletrar. Tenham preferência por passwords com números, letras e símbolos.

• O ladrão de contas não é, muitas das vezes, um desconhecido. Na maioria dos casos acontece por vingança ou pelo simples fato de um "amigo" querer se divertir à suas custas. Inútil será dizer que dados pessoais na tua password são para excluir. Nickname, e-mail, nome, apelido, nome da tua cara-metade ou data de nascimento na palavra-passe? Esquece.

• Nunca diga a sua password a alguém, a menos que seja mesmo necessário. Enganou-se a fazer um FleetSave e as tuas naves chegam quando estás nas aulas? Sendo assim deve alterar a tua password para uma de "emergência" e pedir a alguém de confiança que faça um sitting. Logo que regressares repõe a sua password antiga. Se o teu modem tiver dado algum problema e não tiver como colocar a tal password de "emergência" antes de o sitter entrar, então altera a antiga quando acessar novamente à conta.

• Não deverá ter o mesmo e-mail (muito menos a mesma password) em todas as comunidades. Se possível, coloca um e-mail na conta diferente do que usas no Fórum ou MSN, isto dificulta ao ladrão a obtenção de vosso password (aconselho a usarem e-mail Gmail, pois estes são mais difíceis de roubar).

• A menos que seja em caso de "vida ou morte" evita logar-se de computadores públicos. E jamais grave os seus dados de acesso. Se tal for possível, apaga o histórico, cookies e cache.

• É importante que tenha em mente que em circunstâncias alguma um administrador ou operador de jogo (enfim, um membro da equipa) te irá solicitar dados privados com a desculpa de que podes ser banido se o não fizeres, ou que te irão inserir serviços gratuitos que te levarão ao TOP. Vá lá... Eles operam nos universos, a sua função é verificar as irregularidades, podem até alterar definições da vossa conta quando estás metido em sarilhos, não consegues logar e ou outras coisas. Nunca precisarão da tua password para acessarem à conta, as informações que necessitam dela a terão por outros meios. Seja quem for que te contacte pedindo este tipo de informações, já sabes... mantém a distância.


.:: Actuação ::.



Fiz tudo o que estava escrito, mas mesmo assim fui roubado, ajudem-me!

Há solução, não te chateie, é abrir tópico atrás de tópico a queixar-se do teu infortúnio. Pensa rápido e age mais rápido ainda.

O ladrão está na tua conta, as suas intenções não devem ser as de aumentar a tua produção, fazer uns ataques para teres uns recursos extra, ou arranjar alguém que te dê luas para que quando entrares tenhas uma surpresa. Os ladrões são os "tipos maus". O mais provável é que esteja a destruir as tuas colónias uma a uma (isto quando é mesmo por maldade) ou então que esteja a tentar apoderar-se da conta.
Passados 7 dias o e-mail dinâmico é transformado no permanente e quem for titular deste segundo é, para todos os efeitos, o efectivo dono da conta. O email e a password serão, com certeza, as primeiras alterações.

Nesta fase, tenta recuperar vossa conta. Lembre-se que o email permanente ainda é o seu. Pede insistentemente uma nova password, quando conseguir entrar em vossa conta repõe o teu e-mail no dinâmico para que o ladrão não leve a melhor.

Posteriormente, e após estar tudo mais calmo, deverá contactar um Operador de Jogo, relatando o sucedido. Ele ficará encarregado de verificar os acessos à conta e os respectivos IPs. Se coincidir com o de algum jogador, conseguirás que esse jogador seja banido de todos os universos por tentativa de roubo de conta.

NOTA: Se te encontrar numa situação "fragilizada", que pode não ser muito benéfica para ti se a ocultares (Exemplo: Sitting numa conta de um amigo), deves (ou o teu amigo) mencionar isto ao Operador de Jogo. Caso contrário, a confusão de IPs pode levar a que o ladrão possa ser confundido e aí você acabar tornado-se, ao invés de um "herói", no "mau da fita".


.:: Recuperação ::.



Ao ser vítima de tentativa de roubo de conta há determinados factores determinantes a ter em consideração:

• Ter uma janela com o e-mail da conta ligado, de forma a receber dados relativos à conta constantemente.

• Uma vez verificada a alteração de password por parte do "ladrão", (pois receberás uma notificação no teu e-mail) deverá inserir o e-mail permanente da conta na página inicial do OGame, seleccionando o universo da conta roubada e clicando em "Esqueceste-te da senha?"

• Posto isto, deverás receber um e-mail com o username e password actuais da conta.

• Não há tempo a perder! Tenta recuperar à tua conta com os dados atuais.

• Muda imediatamente o e-mail, inserindo a password em "Password antiga" (deverá fazer isto primeiro, pois ao alterar-se o e-mail não é preciso fazer o login na conta novamente tal como é preciso quando se muda o username e/ou a password).

• De seguida, altere o username caso não tenha sido mudado (se tiver sido só o poderá alterar dentro de 7 dias), e a tua password (é importante que sejas rápido ao fazer isso, pois o ladrão de contas também se encontra "do outro lado"). Tic tac, tic tac...

• A tua password deverá ser extensa e invulgar e obviamente (será que preciso mesmo de dizer isto?) diferente da que tinhas.

• Contacta um GO ou SGO sobre o fato você de ter sido roubado. Eles saberão o que fazer e como punir o espertinho. Envia um email e ele responderá assim que puder. Podes ver a lista de respectivos GOs e SGOs clicando em: Team

• Podes ainda contactar um GO ou outro membro da Equipe atravez do sistema de ticket clicando em: Suporte

• Eventualmente (embora seja a maneira menos utilizada), poderá contactar um GO ou mesmo outro membro da Equipe através de MP aqui no Fórum. Basta ir á Team, e clicar no nome do membro da equipe desejado para abrir o perfil. Sendo assim, click em "Enviar mensagem particular" depois de abrir o perfil .

No caso das trocas de contas:

OBS: Caso tenhas trocado uma conta e esta tenha sido roubada, deverá seguir os mesmos passos descritos anteriormente, mas antes de trocar a conta deverá alterar o username, de modo a que o ladrão de contas não o consiga mudar (pois só pode ser mudado de 7 em 7 dias). Assim a recuperação da conta estará, de certa forma, facilitada.

Gazol
Admin

Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/10/2015

https://lusitanos.canadian-forum.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos